29.1 C
Três Lagoas
sábado, 17 de maio de 2025

Ação Familiar Cristã revela lado humanitário

18/12/2003 08h10 – Atualizado em 18/12/2003 08h10

Um dos mais belos gestos de carinho, humanitarismo e solidariedade, está em evidência, há oito anos, na Comunidade São Judas Tadeu, rua Dom João VI, 1935, Jardim Piratininga, o Projeto “Aprender Para Viver”, pela entidade Ação Familiar Cristã, sob responsabilidade da professora de artes aposentada Maria de Lourdes Batista Alves, que há 12 anos trabalha com crianças de rua.

São assistidas diariamente 162 crianças entre 7 e 15 anos, tiradas das ruas por um grupo de voluntários denominado “Grupo Esperança” formado por pessoas da sociedade douradense.

“As crianças atendidas no programa recebem duas refeições diárias (almoço e jantar) e são tratadas com dignidade”, conta a coordenadora, ao apontar o perfil das crianças que se encontram em situação de risco social nas ruas.

O projeto que funciona nos fundos da Igreja São Judas Tadeu, localizada no cruzamento das ruas Continental e Dom João VI, oferece atendimento espiritual, reforço escolar além de ensinar a confeccionar brinquedos e objetos artesanais.

No período da noite, entram em ação os alunos do Mova, com a professora Edna Chaves Alencar; com o reforço escolar que é feito pela professora Carla Mendes, cedidas pelo município.

Porém, na sua grande maioria, o grupo é formado profissionais voluntários de diversas áreas, como seis formandos em Psicologia e também nutricionistas, advogados e professores de educação física, todos universitários em estágio.

As refeições são preparadas com muito zelo pelas cozinheiras Maria e Clemência. O resultado deste trabalho já começa aparecer. Uma das alunas, Maria de Alencar, 60, aprendeu no projeto e hoje dá aulas de Crochê e Ponto Cruz.

Ao todo, segundo Maria de Lourdes, o Corpo Voluntário é composto por 24 pessoas. A odontóloga Valéria Gravanelli Buba, presta assistência na saúde bucal das crianças, aplicando flúor, ensinando escovação correta, colocando aparelhos, fazendo palestras e ainda ocupa o posto de 2ª tesoureira.

CENTRO DE ATIVIDADES

Para o próximo ano, está prevista a entrega do Centro de Atividades, com 330 metros quadrados de área construída no Jardim dos Estados, através de recursos do Governo do Estado.

A coordenadora conta que recebe R$ 800 do Governo do Estado, R$ 1,2 da Prefeitura Municipal, além de doações de entidades como o Clube de Boliche Dourados que nesta terça-feira fez a entrega de várias cestas básicas e brinquedos e do Rotary Clube Dourados Guaicurus.

Fonte:Agora MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.