18/12/2003 08h30 – Atualizado em 18/12/2003 08h30
O jornalista Dante Filho lança hoje, na livraria Prosa, Shopping Campo Grande, o livro “Uma Sombra Azul no Quarto Escuro”. Trata-se de coletânea de 11 contos inéditos, escritos nos últimos três anos, e que integra elementos do jornalismo com os da experiência literária.
A ligação entre os contos, assim, conforme explica, são personagens que “vivem situações limite e que precisam tomar decisões rápidas que são determinantes em suas vidas”. O livro começa com um conto ensaístico — “Sumô” — que delimita os espaços dos autor e do personagem.
Em seguida, o livro encadeia um relato íntimo do personagem, elaborando um processo de transformação íntima, para, dessa forma, abrir o livro com um conto sobre o assassino serial —”O homem que Odiava o Mundo”— que tem visões de fenômenos metereológico-sexuais. Nesse aspecto, o livro mostra uma imensa variação de possibilidades estilísticas que agarram o leitor pelo pescoço.
Segundo o jornalista, que exerce as funções de editorialista e crítico de cinema do Correio do Estado, o livro não pode ser considerado uma obra de literatura regional, visto que trata de temas universais, com cenários que vão passam por Buenos Aires, Nova Iorque e o deserto do Kuait. “Apenas um conto — A Cidade Louca — é ambientado em Campo Grande, com um personagem tipicamente local, que protagoniza um crime chocante, cuja história é contada de maneira cinematográfica, sendo quase o roteiro de um filme”, explica.
A idéia central do livro é explorar os limites humanos, com personagens vivendo em situações desesperadoras, criando sempre um anticlímax psicológico, a partir do que é conhecido como caleidoscópio narrativo. “As histórias tentam fugir do convencional”, esclarece o jornalista, mas as influências literárias são evidentes: Borges, Kafka, Rubem Fonseca, Paul Auster , Machado de Assis e Alejo Carpentier.
Fonte:Midiamax News