22.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Acordo criará Consórcio de Segurança Alimentar do sul de MS

21/01/2004 13h42 – Atualizado em 21/01/2004 13h42

Com o objetivo de promover o desenvolvimento regional sustentável na região sul do Estado, o Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar (Mesa) e o governo do Estado de Mato Grosso do Sul assinam acordo de cooperação técnica para formação do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) da Região do Iguatemi. O evento será na próxima sexta, dia 23, às 14 horas, no Barcelona Hotel, em Ponta Porã.

Participam da solenidade a secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Eloisa Castro Berro, a Presidente do Conselho de Gestão de Políticas Públicas Sociais (Cogeps), Gilda Maria Gomes dos Santos, e o responsável pelo programa Economia Solidária dentro dos Consad’s, Euclides Mance.

O Consad é uma das políticas estruturantes do Ministério, voltada para a segurança alimentar, que visa o desenvolvimento regional sustentável, com a geração de postos de trabalho e distribuição de renda.

Os Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local propõe a associação intermunicipal em regiões do país, geralmente agrícolas, a fim de fortalecer o consumo de alimentos. São formados grupos de municípios vizinhos que apresentam semelhanças culturais, econômicas e sociais para potencializar as economias locais através de articulação.

A assinatura do acordo de cooperação técnica entre os governos federal e estadual permitirá a aprovação de projetos que interliguem, em rede, ações de desenvolvimento para a região do Iguatemi ou Sul-fronteira, formada pelos municípios: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porá, Sete Quedas e Tacuru.

O objetivo maior é tornar permanente a articulação entre o poder público e sociedade civil para a promoção de ações de segurança alimentar e desenvolvimento local, de forma institucionalizada, visando integrar, na esfera de produção, comercialização, consumo e crédito, o conjunto da população que atualmente vive em condições precárias de alimentação.

Fonte:MS Noticias

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.