21/01/2004 10h13 – Atualizado em 21/01/2004 10h13
O RankBrasil – Livro dos Recordes Brasileiros homologou o recorde do empresário paulista Cláudio Dal Pra, 37 anos. Ele é criador do projeto “pintando no parque a maior pintura linear do Brasil” que aconteceu dois anos consecutivos no Parque Ecológico de Americana na cidade de Americana, São Paulo. Em ambos os anos o projeto contou com o apoio do jornal O Liberal de Americana e a Rádio AM Azul Celeste que foram responsáveis em convocar as crianças para participarem da pintura.
A primeira pintura linear, realizada no dia 12/10/02, contou com a adesão de mais de 1000 crianças. Elas pintaram com giz de cera 297m de tecido com 1,5 m de largura. Ela fez parte das festividades do zoológico da cidade e teve o tema “viva o parque ecológico, vivam as crianças”.
Segundo Cláudio a idéia do projeto surgiu em função da necessidade de criar uma atividade que contemplasse o grande número de crianças que freqüentam o parque. E principalmente porque o aniversário do zoológico é comemorado no dia 12 de outubro, dia das crianças.
Já a segunda pintura linear, dessa vez com 350 m de tecido, foi produzida no dia 19/10/03 e contou com desenhos de cerca de 1,5 mil crianças. Nos dois anos em que foi realizada a pintura ficou exposta no alambrado do parque por quinze dias, após isso o tecido foi doado para instituições de caridade de Americana.
Cláudio além de empresário é o dono do espaço “ V ila Vida”, que é uma brinquedoteca, em que a sua proposta é estimula o resgate do brincar. Possui 600m² de área, com diversas atividades: castelo de atividades, casinha com quarto, sala e cozinha, minimercado, consultório e escritório, fantasias, marcenaria, sucatoteca, miniquadra, pista de skate-car e canto de leitura. Faz passeios de escola e festas de aniversário. Além disso, ele participa ativamente do CVA (Centro de Voluntariado de Americana) coordenando de diversas campanhas sociais na Cidade.
O empresário acredita que a pintura linear é uma forma mostrar as crianças a importância de superar desafios e como os recordes que são positivos. “Foi emocionante ver que grande parte das crianças já havia participado do recorde anterior, e que provavelmente estamos iniciando uma nova tradição”, diz Cláudio.
Fonte: Rank Brasil




