21/01/2004 21h38 – Atualizado em 21/01/2004 21h38
Durante um café da manhã, oferecido pela Agência do INSS, na cidade de Bataguassu, a líder petista, professora Eledir Barcelos, encaminhou ofício ao Chefe da Agência João Areguelho, solicitando a instalação de um Posto Avançado do INSS na cidade de Santa Rita do Pardo. O café da manhã aconteceu na terça-feira e serviu para comemorar os 81 anos da Previdência Social no Brasil.
A professora Eledir afirmou que a instalação do Prev-Cidade irá facilitar a situações de milhares de pessoas que precisam se locomover até Bataguassu para resolverem seus problemas previdenciários.
COMO FUNCIONA
O Prev-Cidade presta atendimento do INSS. A prefeitura fornece funcionários e equipamentos e o INSS efetua o treinamento de pessoal. Sem a implantação do Prev-Cidade, os moradores de Santa Rita precisavam se deslocar à agência do INSS de Bataguassu.
Aproximadamente 40% dos atendimentos são informações sobre os meios de conseguir a aposentadoria, simulações de tempo de contribuição e documentos necessários para dar entrada aos benefícios.
Com o Prev-Cidade, haverá agilidade nas perícias médicas mensais. O posto também poderá oferecer auxílio-doença, maternidade, auxílio de acidente de trabalho, pedidos de aposentadoria tanto no âmbito urbano, quanto rural.
Para garantir a implantação do Prev-Cidade, Eledir Barcelos encaminhou ofício em nome do Partido dos Trabalhos ao presidente da Câmara Municipal de Santa Rita, vereador André Bacala Ribeiro, solicitando empenho junto para viabilizar parcerias que garantiriam o aluguel de um prédio, pagamentos da conta de luz, a remuneração para a contratação de um funcionário, verba de custeio para deslocamento de funcionários do OS, entre outros. Eledir argumenta no ofício que muitos usuários são enfermos, idosos, portadores de deficiências e gestante e que demorariam mais tempo para a realização de exames e pedidos de perícias e aposentadorias em Bataguassu. Eledir ainda cita o fato de que os assentamentos são os que também sofrem com a distância da Agência. Um dos assentamentos, o Mutum, está localizado a 100 KM da sede do município e que o alto preço da passagem de ônibus e do combustível afetam o orçamento mensal dos assentados. A líder petista ainda argumenta junto à presidência da Mesa Diretora que os benefícios e o conforto gerados por essa iniciativa, trarão o reconhecimento da população, pois viram o empenho para melhorar a qualidade de vida dos santarritense.
CONVIDADOS
Estiveram presentes diversas autoridades locais e da região, entre eles: Nelson barroso, Marcos Tavares, vice-prefeito do Município, alguns vereadores, entre eles: Carlinhos representando a Sta. Casa local, entre outros. A FM Definitiva fez a cobertura ao vivo do evento. A professora Eledir Barcelos representou os vereadores de Santa Rita do Pardo.