22/01/2004 08h59 – Atualizado em 22/01/2004 08h59
Divulgar os resultados das pesquisas sobre o tomate de mesa, além de disponibilizar artigos técnicos e textos informativos relacionados a cadeia produtiva do produto é a missão do site Tomates (www.agr.unicamp.br/tomates), da Feagri – Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.
O serviço on-line, que teve sua estréia oficial no dia 17 de janeiro, traz informações especializadas sobre a cultura do tomate, cuja produção anual brasileira é estimada em três milhões de toneladas. Do total, dois milhões de toneladas, ou 77% da produção, destina-se ao mercado in natura e o restante ao processamento industrial da polpa.
A justificativa para a criação do site, segundo Marcos David Ferreira, professor da Feagri e coordenador do serviço, é que o consumidor final na maioria das vezes acaba ficando insatisfeito com o produto disponível no mercado. Uma pesquisa de opinião realizada pela faculdade com consumidores em pontos de venda revelou que 95% dos compradores reclamaram da qualidade do produto. A maioria se referiu aos danos físicos observados no tomate.
“O consumidor tem muito desconhecimento em relação à compra de hortaliças, principalmente no caso específico do tomate”, disse Ferreira à Agência FAPESP. “Ele não conhece as variedades existentes, a coloração predominante e, na maioria dos casos, não sabe como armazenar o produto. Por isso decidimos criar uma ferramenta específica que pudesse disponibilizar informações técnicas diretamente ao público em geral.”
Além de dicas de compra e conservação, o site contém informações sobre pragas e sobre como cultivar os vários tipos de tomate sem prejudicar o meio ambiente. A página oferece ainda informações sobre processos de irrigação, colheita e pós-colheita do fruto. Todas os dados publicados são de autoria de uma ampla equipe de professores, alunos e funcionários da Unicamp.
Fonte:RMT online