22.6 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro de 2025

Aposentado mineiro recebe rim da cunhada

23/01/2004 16h24 – Atualizado em 23/01/2004 16h24

O aposentado José Paiva Nasser, 58 anos, recebeu hoje o rim doado pela cunhada Selma Sólia Nasser, 60 anos. O transplante foi realizado no Hospital Felício Rocho, na capital mineira. O aposentado está na Unidade de Tratamento Intensivo (CTI) e amanhã será transferido para o quarto. Na manhã de ontem, Nasser foi submetido a exame de sangue para repetir a prova cruzada (que analisa a possibilidade de rejeição do órgão) e o HLA (que avalia a compatibilidade).

Os exames foram exigências da Comissão de Nefrologia da Secretaria de Saúde de Minas Gerais para liberar a internação de Nasser. O resultado saiu no final da tarde do mesmo dia e deu negativo, o que afastou qualquer possibilidade de novo adiamento da cirurgia, já autorizada pela Comissão de transplantes.

A cirurgia em José deveria ter acontecido na última quarta-feira. A família chegou a acionar a Justiça Federal na esperança de evitar a repetição do exame e assim possibilitar que o procedimento fosse realizado juntamente com o do irmão, Gontram Nasser, 64 anos, que recebeu um rim de Berenice Prado Nasser, 50 anos, mulher de José.

O juiz da capital mineira, Elísio Nascimento Batista Júnior, não acatou o pedido, entendendo que o exame deveria ser refeito. “Esse desgaste de repetir os exames é desnecessário. Estão esquecendo que há um ser humano no meio do caminho, que busca uma melhor qualidade de vida após quatro anos de hemodiálise”, indignou-se o coordenador da Unidade de Transplante do Hospital, José Maria Figueiró. A Secretaria de Saúde alegou que o resultado do HLA estava incompleto e a prova cruzada com validade vencida (16 de dezembro passado). Ainda justificou que a margem de segurança é de 20 dias. Figueiró disse que a validade do exame é de 60 dias. document.write Chr(39)document.write Chr(39)Não havia motivos para onerar o SUS com um exame que custa R$ 750document.write Chr(39)document.write Chr(39), frisou.

Fonte:JB online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.