24.7 C
Três Lagoas
sábado, 10 de maio de 2025

Começam as reformas da Casa da Cultura

23/01/2004 16h54 – Atualizado em 23/01/2004 16h54

A Casa da Cultura de Três Lagoas esta passando por uma reforma, que começou no dia 13 de janeiro. De acordo com a atual presidente, Nilva Barroso, o prazo previsto para a entrega do recinto é até fevereiro. Um dos fatores que esta atrasando a reforma é a falta de verba, já que por se tratar de uma ONG (Organização Não Governamental), a instituição depende de doações.

A artista plástica Nilva Barroso assumiu a presidência da Casa da Cultura no início de janeiro. Ela explicou que, após assumir a presidência, encontrou a Casa abandonada, o que a fez com que solicitasse a reforma no local. Por enquanto, alguns comerciantes e pessoas da comunidade estão ajudando com as doações. “Nós começamos essa reforma sem nenhum “caixa”, ela está sendo realizada através de doações apenas”, comentou a presidente.

CURSOS

Nilva comentou também que, a partir de fevereiro a Casa estará em funcionamento com cursos de pinturas, que serão ministrados por professores voluntários. Para esses cursos haverá a cobrança de taxa, que será utilizada para a compra dos materiais. Nilva não soube informar qual será o valor a ser cobrado, mas garantiu que não será um valor alto.

Além dos cursos, na Casa da Cultura haverá uma sala para exposições de artistas locais. Ela poderá ser utilizada até mesmo para palestras e outros cursos envolvendo qualquer tipo de arte”, explicou.

O objetivo principal da Casa da Cultura é expor o trabalho dos artistas de Três Lagoas para a população da cidade e região. Nilva faz um trabalho social, ministrando aulas a pessoas carentes. “A idéia é montar uma sala com 30 pessoas, por exemplo, e depois ver quem realmente leva jeito para a arte e investir nessa pessoa”, comentou.

OS ASSOCIADOS

Em fevereiro será aberto espaço para as pessoas que queiram se associar à Casa. Nilva informou que a instituição possui cerca de 80 associados, mas que a maioria deles nem sabem que a Casa ainda esta em funcionamento. “Isso acontece porque há mais de cinco anos a instituição estava sendo usada apenas para aulas particulares de pintura, agora nós temos que chamar novos associados”, argumentou.

Ela comentou que cada associado deverá pagar uma taxa de cerca de R$ 10 por mês, para as despesas da Casa. Segundo ela, 30 pessoas já estão esperando para se associar.

TEATRO

O curso de teatro do CRAJ (Comitê Revolucionário de Artista Jovem) poderá mudar sua sede de ensaios para a Casa da Cultura. Por enquanto as aulas estão sendo realizadas no Centro Cultural (antiga Mirim). As aulas estão acontecendo as segundas, quartas e sextas-feiras, das 18 às 20 horas. “A mudança do local dos ensaios vai depender muito da área de disponibilidade da casa, já que um grupo de teatro necessita de muito espaço”, comentou Paulo Sanches, ator e diretor do grupo CRAJ. O grupo de teatro possui hoje, quatro alunos e seis atores profissionais. Paulo explicou que o curso de teatro dura seis meses e que a idade mínima para iniciar as aulas é de 14 anos.

A pessoa interessada em fazer aulas de teatro pode ir ao centro cultural, nos horários das aulas, para se inscrever. Segundo ele, assim que fechar uma turma de 20 alunos as aulas serão iniciadas. O custo mensal é de R$ 15 mensais.

A Casa da Cultura será remodelada para atender os artistas do município

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.