23/01/2004 10h57 – Atualizado em 23/01/2004 10h57
Realizado em um período considerado de baixa para os hotéis de Campo Grande, o Moto Road alimenta a expectativa de elevar em, pelo menos 40%, a ocupação da rede hoteleira da Capital. A previsão é da presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Janine Tortorelli, baseando-se na movimentação registrada na edição do ano passado, quando o número de leitos ocupados teve esse percentual de aumento.
“Com o passar dos anos, o Moto Road se solidificou como uma grande realização em âmbito nacional, atraindo cada vez mais turistas”, salientou a dirigente. Conforme Janine, o evento, que acontece de 11 a 15 de fevereiro, no Parque Laucídio Coelho, tem uma importância ainda maior para o setor pelo período no qual é realizado. “Por ser época de férias, quando as pessoas procuram as praias, janeiro e fevereiro são meses em que a ocupação sofre queda em Campo Grande”, relata.
O Moto Road é o primeiro grande evento de uma série que está programada para este ano na Capital, o que revela uma nova vocação para o turismo local. Congressos, simpósios e encontros do gênero captados até agora garantem a ocupação de 54 mil leitos em 2004. Um número bastante positivo se considerada que a capacidade de hospedagem de Campo Grande é de 3,8 mil leitos. “Toda a cadeia produtiva que envolve o turismo se beneficia com a realização de eventos”, enfatiza Janine.
Em relação ao Moto Road, o aquecimento do mercado aconteceu gradativamente, conforme o encontro foi tomando vulto. “A cada edição, cresce a demanda de hotéis de categoria superior, de três a quatro estrelas”, revela Janine.
O aquecimento da rede hoteleira com a realização de eventos acontece em cadeia, porque muitos dos participantes aproveitam para conhecer outros atrativos, no caso de MS, em especial os da Serra da Bodoquena, salienta a presidente da ABIH. “Já está comprovado que o turista que participa de eventos tem maior poder aquisitivo que o turista de lazer”, disse Janine.
Segundo o empresário organizador do Moto Road, José Lopes, o número de motociclistas participantes deve superar largamente os oito mil registrados no ano passado. “Todos os indicativos apontam para que tenhamos pelo mais de 10 mil participantes de fora do Estado”, acredita Lopes.
Para a dirigente, a perspectiva de crescimento vem se somar aos números mais compensadores que estão sendo obtidos pelo setor. A ocupação média da rede hoteleira da Capital tem se mantido em 50% em janeiro, índice que em anos anteriores ficava até mesmo abaixo de 30%. “Mas o ponto de equilíbrio de um hotel e 70%”, assinala.
Fonte:MS Noticias