23/01/2004 08h28 – Atualizado em 23/01/2004 08h28
Músicas raras e nunca escutadas dos primeiros anos de carreira do cantor e compositor Bob Marley serão lançadas oficialmente pela primeira vez em março, em um álbum triplo.
A gravadora Universal comprou do selo de reggae JAD os direitos de 211 canções, gravadas entre 1967 e 1972, antes que Marley ganhasse projeção internacional.
O catálogo inclui seis faixas totalmente inéditas – duas das quais farão parte do álbum, junto com outras 69 músicas.
Marley, que morreu em 1981, se tornou uma lenda do reggae, com mais de 17 milhões de discos vendidos em todo o mundo.
document.write Chr(39)Atitude de ruadocument.write Chr(39)
Um porta-voz da Universal disse à BBC que as músicas mostram um Marley jovem, com “muita atitude de rua”, bastante influenciado pelo movimento dos direitos civis americano e que já se mostrava inovador.
Muitas das 211 músicas só haviam sido lançadas em álbuns não oficiais, sem que os royalties fossem para os músicos envolvidos ou suas famílias.
O catálogo inclui até faixas bastante conhecidas, como Stir It Up, Small Axe e Guava Jelly.
“Esse repertório inicial de Marley foi explorado inescrupulosamente por vários selos amadores”, disse outro porta-voz da Universal à BBC.
A partir de agora, os filhos de Marley, os herdeiros de Peter Tosh, também integrante do Wailers, e o músico Bunny Wailer, ainda vivo, vão receber os direitos autorais das músicas compradas pela Universal.
Segundo a gravadora, é possível que mais músicas ainda venham à tona, pois várias ainda não foram negociadas.
Fonte:BBC Brasil