32 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Atenas faz testes antiterror para a Olimpíada

10/02/2004 10h05 – Atualizado em 10/02/2004 10h05

A polícia grega declarou ter completado três dias de exercícios de simulação para testar a habilidade do país em lidar com possíveis ataques terrorista em grande escala durante as Olimpíadas.

Os jogos olímpicos acontecem capital Atenas, em agosto.

Duas mil pessoas das forças armadas, polícia e serviços de emergência participaram da operação, batizada de “Odisséia Azul”.

O ministro da Ordem Pública, George Floridis, disse que os exercícios testaram vários cenários possíveis, incluindo um ataque de gás venenoso em uma estação de trem e situações que lidem com o sequestro de reféns.

Chechênia

“Os exercícios não perturbaram a vida das pessoas. Não recebemos uma única reclamação de algum residente amedrontado, e havia muito o que poderia ter causado pânico”, disse um policial envolvido na simulação.

A “Odisséia Azul” foi apenas uma das dezenas de testes de segurança planejados.

A operação foi monitorada por 120 observadores das sete nações que integram o comitê de segurança olímpico: Grã-Bretanha, Estados Unidos, Israel, França, Alemanha, Espanha e Austrália.

Observadores da Rússia, do Japão e da Holanda também estiveram presentes.

Novas medidas de segurança incluem um acordo com a Rússia para o envio de um laboratório móvel para alertar sobre algum ataque nuclear, químico ou biológico.

Forças russas também vão estar de prontidão no caso de ataque de separatistas chechenos.

Fonte:BBC Brasil

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.