10/02/2004 13h31 – Atualizado em 10/02/2004 13h31
Cerca de 1/3 do mercado total de cigarros no Brasil é contrabandeado. O consumo total é de 142 bilhões de cigarros ao ano. Destes, 47 bilhões são ilegais. De acordo com o representante do Ministério da Agricultura na reunião ocorrida hoje pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Fumo, Luiz Carlos Folador, o Brasil perde cerca de R$ 1,8 bilhão na arrecadação de impostos.
Segundo o diretor-secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Romeu Schineider, um dos principais problemas são cigarros que entram ilegalmente no Brasil através do Paraguai. “Podemos afirmar com certeza que 35% a 40% dos cigarros fabricados no Paraguai são exportados para o Brasil”, disse Schineider, alertando que a alta tributação imposta pelo governo brasileiro fez com que o Paraguai não importasse mais o fumo brasileiro.
O dirigente da Afubra informou que o fumo consumido hoje pelo Brasil não é do produtor local. Lembrou que uma solução seria a exportação para o Paraguai, porém a tributação de 150% que o governo impôs para a América Latina não possibilita a exportação.
A indústria do fumo emprega 2,2 milhões de pessoas ao ano – apenas na região Sul 190 mil famílias sobrevivem da fumicultura.
Fonte: Agência Brasil



