32.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Pilotos acusam Varig-TAM de “oficializar cartel” do setor aéreo

10/02/2004 16h32 – Atualizado em 10/02/2004 16h32

A Apvar (Associação dos Pilotos da Varig) acusou a Varig e a TAM de quererem oficializar o “cartel do setor aéreo”. Para a associação, a proposta apresentada pelas duas empresas hoje ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) acaba com a concorrência de preços.

“Esta idéia é ótima para qualquer empresa. Quem não quer combinar os preços de seus produtos com o concorrente? Esta não é a melhor saída para o problema financeiro das duas companhias”, disse o vice-presidente da Apvar, Márcio Marsillac.

Pela proposta apresentada ao Cade, a Varig e a TAM criariam uma nova empresa para administrar o compartilhamento de vôos (code-share), emissão automática de bilhetes, utilização do sistema de atendimento ao usuário e até a definição de políticas tarifárias.

Segundo a Apvar, esta proposta é prejudicial para o consumidor. “É uma violação do direito do consumidor, que será prejudicado pela falta de concorrência de preços entre as duas maiores empresas do setor aéreo”, afirmou Marsillac.

Além disto, a unificação de tantas operações também deve resultar na eliminação de postos de trabalho tanto na Varig como na TAM. “É lógico que haverá redução de mão-de-obra. Para reduzir custos, as duas empresas vão unir operações e cortar custos. Existem formas mais inteligentes e criativas de atuar no país”, disse Marsillac.

Na reunião de hoje, a Varig e a TAM anunciaram ao Cade que querem adiar por pelo menos 2 anos a decisão sobre a fusão societária entre as duas empresas.

Neste período, as duas companhias querem não só continuar com o code share que atinge 60% da malha aérea como estender o compartilhamento para até 100% dos vôos.

Além disto, ao final do prazo de 2 anos, a Varig e a TAM também querem ter o direito de rejeitar a fusão.

A Varig informou que não vai se pronunciar sobre a acusação. Segundo a empresa, o consultor Luciano Coutinho já disse tudo o que tinha para ser dito após a reunião do Cade. Procurada pela reportagem, a TAM ainda não se manifestou.

Fonte:Folha online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.