32.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Prefeitura fará a “escolarização” da merenda na Reme

10/02/2004 13h00 – Atualizado em 10/02/2004 13h00

Após cerca de sete anos de uma “revolução” na merenda servida nas unidades da Rede Municipal de Ensino – Reme, quando por determinação do Prefeito Issam Fares passou a oferecer aos alunos verdadeiras refeições de forma balanceada e orientada por nutricionistas, a Prefeitura de Três Lagoas inova novamente e estará promovendo a “escolarização” da Merenda Escolar. Executada pela Gerência Municipal de Educação, a partir de agora as próprias escolas estará administrando e gerenciando os recursos destinados à merenda escolar, de forma individualizada, contando para tanto com a ação integrada das associações de pais e mestres e até levando em conta a opinião dos próprios consumidores: os alunos!

A novidade foi anunciada esta semana pela Profª. Maria Lúcia Firmino, Gerente da Área de Educação, que salientou os pontos positivos desta mudança e a aprovação por parte do Executivo: “Este ano o Dr. Issam deu todo o apoio, e a Dona Isabel também, para que acontecesse a escolarização, que nada mais é do que cada unidade administrar, junto com as APMdocument.write Chr(39)s, os recursos da merenda escolar. Poderão comprar de supermercados da cidade, onde estarão adquirindo produtos como frutas, verduras e carne de uma qualidade melhor, pois estarão comprando em quantidades menores e escolhendo esses produtos”. A Gerente esclareceu ainda que a escola poderá se organizar de tal modo que poderão oferecer a seus alunos frutas e produtos da época, que além de mais baratos podem ser encontrados com mais facilidade e saudáveis com acompanhamento e orientação das nutricionistas da municipalidade, ação esta adequada para uma alimentação de qualidade e conhecimento das necessidades que as crianças precisam ingerir em sua dieta cotidiana. “Cada escola terá autonomia total de decidir de acordo com a realidade de cada época do ano”.

Segundo a professora Lúcia Firmino, a participação das APM’s no processo será grande, pois as mesmas fazem parte do dia a dia de cada escola da Reme. “As APMdocument.write Chr(39)s são de suma importância, pois a escola sozinha não tem como administrar. É preciso que os pais estejam acompanhando e que a própria criança diga o que ela gosta. Tem que haver a opinião de todos, por isso é que se chamam Associações de Pais e Mestres e que na verdade têm a participação de pais, dos alunos, dos funcionários e de professores. É a comunidade pela comunidade e através da comunidade”.

 Jornada capacitará 400 professores

Dentro desse processo participativo, nesta época do ano a Gerente de Educação enfatizou ainda a realização de ações de capacitação de professores antecedendo o início do calendário escolar municipal, através da coordenação da equipe Pedagógica da Gerência de Educação. Entre elas está a Jornada Pedagógica, que estará acontecendo entre os dias 05 e 13 de fevereiro. Nessa Jornada o público alvo será professores de 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e professores de Educação Infantil.

Na Escola Municipal “Profª. Maria Eulália Vieira” estão acontecendo cursos de Alfabetização de Textos, Oficinas de Matemática e Capacitação em Crianças de 1ª séries, com a participação de neurologista, fonoaudióloga e psicóloga e técnicos da Gerência. “Nós estaremos passando para todos os professores condições para que eles possam estar refletindo em relação ao comportamento da criança e todas as situações que envolvem a questão do ensino-aprendizagem”. Lúcia Firmino acrescenta ainda que também estão sendo capacitações para professores de Educação Infantil, onde estarão participando todos os coordenadores e educadores de berçário, maternal 1 e 2 , bem como pré 1 e 2. A Gerente garante também que os professores da Zona Rural recebem os mesmos cuidados e orientações que seus colegas da Zona Urbana de Três Lagoas. Ao todo serão cerca de 400 professores da Rede Municipal de Ensino que fazem parte das 13 escolas urbanas e as salas de aula da zona rural.

Dentro da Jornada Pedagógica do início de 2004, nos dias 11 e 12 deste mês, através de parceria com a Fundação Cargill, estará ocorrendo no auditório do Sebrae o Projeto “Grão em Grão”. O Projeto, que será desenvolvido em cada unidade escolar, terá como objeto a formação de hortas escolares, com acompanhamento de técnicos da própria Fundação. Essas atividades da Jornada fazem parte do Ano Escolar, iniciado no dia 2 de fevereiro, enquanto o Ano Letivo (início das aulas propriamente ditas) terá seu começo no dia 1º de março.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.