12/02/2004 14h58 – Atualizado em 12/02/2004 14h58
Donas-de-casa de mais de mil municípios brasileiros estão recolhendo assinaturas hoje em apoio ao projeto para garantir aposentadoria às mulheres que dedicam seu tempo e sua força de trabalho à família. A mobilização, que está acontecendo em 15 estados, quer pedir agilidade aos deputados para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada, em 2001, pela deputada Luci Choinacki (PT-SC).
Em Brasília, homens e mulheres que passam pela rodoviária são rapidamente convencidos a assinarem o manifesto. Foi o caso do aposentado Paulo Abreu, de 68 anos, que se solidarizou com a causa. Sua esposa, de 60 anos, sempre trabalhou em casa, cuidou dos seis filhos e, hoje, ajuda com os sete netos. “É mais do que justo porque a pessoa que trabalha a vida toda, tem dificuldades e, muitas vezes, nem tem mais o marido ao lado dela. É uma ajuda necessária”, afirmou.
A proposta permitirá que as donas-de-casa com mais de 60 anos de idade e renda familiar igual ou menor do que dois salários mínimos possam se aposentar, mesmo que não tenham condições de contribuir para a Previdência Social. Atualmente, as donas-de-casa podem se aposentar desde que arrecadem R$ 48, por mês, à Previdência, durante pelo menos 15 anos. A mudança deve beneficiar 1,3 milhão de pessoas em todo o país.
Fonte: Agência Brasil





