12/02/2004 08h55 – Atualizado em 12/02/2004 08h55
Suspensão da greve depende de assembléia nesta quinta (12)
Da Redação (Brasília) – A proposta feita pelo Governo nesta quarta (11) à Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social prevê uma remuneração adequada e equiparada às demais carreiras do serviço público federal, informou o diretor-presidente do INSS, Taiti Inenami, ao deixar a reunião de negociação com os represntantes dos médicos peritos, nesta quarta (11).
Este era o ponto de maior divergência entre o Governo e os representantes dos médicos peritos do INSS, em greve desde 3 de dezembro de 2003. A proposta, assim como os outros termos do acordo, será discutida pela categoria em assembléia prevista para esta quinta-feira (12).
A categoria obteve, ainda, atendimento a diversos pleitos como a garantia da instituição da carreira de médico perito, com carga horária de 40 horas semanais. Com a instituição da nova carreira, os médicos que hoje são contratados por 20 horas semanais e que não estão próximos da aposentadoria poderão ser convocados, de acordo com prerrogativa administrativa, a trabalhar 40 horas semanais.
Também foi atendida a solicitação de extinção do cargo de supervisor médico, mantendo-se no quadro apenas os atuais 160 supervisores, que passarão a ter o direito de realizar perícias, e o fim da contratação de médicos peritos credenciados.
Ainda dentro do acordo, os médicos credenciados serão gradativamente substituídos, em um período de dois anos, por médicos peritos aprovados em concurso. O Governo também garantiu a realização de concurso público para contratação de três mil novos médicos peritos. A finalização da greve depende, agora, do resultado da assembléia desta quinta (12).
O diretor-presidente do INSS avalia que há muitas chances de a greve ser encerrada na assembléia. “Estou bastante otimista que a greve vá se encerrar”, declarou. “Vamos, agora, com operação emergencial em conjunto com os médicos peritos, resolver a questão dos benefícios represados”, afirmou o presidente do INSS. (GL/IS)



