27.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Zeca fala hoje com Lula sobre a rota Santos-Antofagasta

12/02/2004 15h50 – Atualizado em 12/02/2004 15h50

O governador Zeca do PT se reúne às 17h30 (horário de Brasília) com o presidente Lula. A audiência foi solicitada pelo governador na semana passada e por conta dos compromissos do presidente em função das medidas emergenciais para atendimento dos municípios atingidos pelas chuvas no Nordeste, seria remarcada para a semana que vem. Lula, no entanto, pediu para o governador Zeca ir a Brasília nesta quinta-feira. Na audiência o governador vai relatar os resultados do seminário que discutiu em Campo Grande a rota bioceânica ferroviária Santos (SP)-Antofagasta (Chile).

Em função da convocação do presidente Lula para que esteja em Brasília no fim da tarde, o governador Zeca determinou ao vice-governador Egon Krakhecke, aos secretários de Estado de Coordenação Geral do Governo, Paulo Duarte, e de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira Filho, que recepcionem a comissão de senadores que chega a Mato Grosso do Sul hoje à noite. A comissão vem ao Estado investigar o conflito pela posse de terras entre índios e fazendeiros.

Ainda nesta quinta-feira, à noite, o governador Zeca segue para São Paulo, onde amanhã participa de seminário com a presença do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, e o ministro de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Atílio Heiseck, para discutir a formatação do projeto de pavimentação de trecho que viabiliza a rota hidro-rodoviária bioceânica pelo Paraguai, passando pelo Norte da Argentina até o Chile.

O governador Zeca é o principal interlocutor, com aval do presidente Lula, do projeto de pavimentação, que terá financiamento do BNDES e Banco do Brasil. A rota bioceânica pelo Paraguai prevê investimentos de US$ 107 milhões para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e a Colônia Carmelo Peralta (Paraguai) e a pavimentação de 265 quilômetros da ruta (rodovia) entre a localidade e Filadélfia.

A obra viabilizará a alternativa de rota bioceânica que passa por Porto Murtinho, através da qual se chegará à Argentina e depois aos portos chilenos de Iquique e Antofogasta, no Oceano Pacifico e junto com a outra opção de corredor – pela Bolívia através de Corumbá – representa a diminuição em mais de 7,5 mil quilômetros da distância para o mercado asiático que tem um potencial de três bilhões de consumidores, segundo o governador Zeca, apontando estudo da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) de São Paulo, Zeca lembra ainda que o projeto se alinha com a política de integração física-econômica-cultural da América do Sul que é defendida pelo presidente Lula, que determinou ao presidente do BNDES que a instituição disponibilize linhas de crédito para financiar obras prioritárias para efetuar essa integração, como são os corredores bioceânicos.

Ministério das Minas e Energia – Na próxima terça-feira o governador Zeca se reúne com a ministra das Minas e Energia Dilma Roussef, juntamente com o governador de Goiás, Marconi Perillo, para discutir sobre o projeto de derivação do gasoduto de Mato Grosso do Sul até Brasília, passando pelo Estado de Goiás.

Os resultados do seminário que discutiu em Campo Grande as etapas de recuperação do trecho Bauru (SP) a Corumbá (MS), que deve consumir algo em torno de R$ 80 milhões, apresentados por Zeca a Lula, na audiência de hoje, também serão apresentados à ministra Dilma Roussef na reunião da próxima semana. A grande expectativa, segundo o governador, é que “atrás do transporte de cargas, virá o Trem do Pantanal, que significará muito para alavancar o ecoturismo”, destaca o governador Zeca.

Fonte:Agência Popular

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.