13/02/2004 17h18 – Atualizado em 13/02/2004 17h18
Durante toda essa semana pesquisadores da Embrapa Pantanal, das áreas de impactos ambientais, hidrologia e climatologia, participaram de atividades voltadas para análise de dados relacionados à hidrologia do rio Taquari. As pesquisas estão sendo desenvolvidas em conjunto com os hidrólogos holandeses, Bob van Kappel e Marcel Ververs, do Instituto WL-Delft Hydraulics.
Os trabalhos fazem parte do projeto intitulado “Sistema de Suporte a Decisão para o Manejo do rio Taquari no Pantanal”, que está sendo realizado pela Embrapa Pantanal, em parceria com Alterra e outras instituições da Holanda. O projeto tem como objetivo apresentar alternativas relacionadas aos problemas de inundação do rio Taquari, que envolvem aspectos relacionados à fauna, pecuária, meio ambiente e sociedade na região.
“Estamos satisfeitos com a realização dessa etapa da pesquisa. Acredito que com a união dos conhecimentos tecnológicos dos holandeses e com as informações sobre as características do rio Taquari, obtidas através de pesquisas da Embrapa Pantanal e de outros órgãos federais, poderemos estabelecer metodologias que irão auxiliar a elaboração de cenários para esse ecossistema. Esse conhecimento é fundamental para ações relacionadas ao manejo do rio Taquari”, salientou o pesquisador da Embrapa Pantanal, Carlos Padovani.
Os pesquisadores da Embrapa Pantanal, Sergio Galdino e Balbina Soriano, que também participaram das atividades, acreditam que os estudos iniciados essa semana fornecerão segurança ao processo de tomada de decisões sobre a situação rio Taquari.
Fonte:Dourados News



