19/03/2004 08h21 – Atualizado em 19/03/2004 08h21
O câncer de próstata é o de maior incidência em homens, seguido pelo câncer de pulmão, este, responsável pela maior taxa de mortalidade, já que a sobrevida de um paciente com câncer de próstata é de 15 anos.
Tanto os médicos americanos quanto os brasileiros abordaram a importância de exames de detecção, como o toque retal e o exame de P.S.A. O preconceito por parte dos homens em relação ao toque vem diminuindo graças à divulgação do assunto pela comunidade médica e pela mídia.
“Apesar de todo o avanço científico esse é o exame mais eficaz, e indispensável, no diagnóstico do câncer de próstata. Embora devemos considerar o P.S.A. como um grande avanço da ciência” defendeu o dr. Abraham Morgentaler.
Abraham esclareceu que esse tipo de câncer desenvolve-se lentamente mas que o diagnóstico precoce pode curar de 80% a 90% dos casos. A terapêutica para esse câncer vai desde radioterapia até a extração total da próstata.
O professor da Universidade Harvard relatou que, nos casos de eliminação da próstata que causam a impotência masculina, ele tem realizado com grande sucesso, a colocação de próteses na mesma cirurgia, o que permite o restabelecimento sexual do paciente.
Fonte: Portal Unimeds





