22/03/2004 15h46 – Atualizado em 22/03/2004 15h46
O governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Educação, contratou mais funcionários para o núcleo de produção de livros para deficientes visuais, e os 200 alunos que utilizam essas obras já começaram a recebê-las.
Amanhã, às 9 horas, no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, entrega os livros didáticos em braile e com caracteres ampliados aos alunos cegos e de baixa visão de escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul.
A produção dos livros é feita desde 1997 pelo centro, numa iniciativa pioneira do País. Por ser um processo meticuloso e haver uma equipe de produção pequena, nos anos anteriores a entrega dos volumes às escolas atrasava.
No ano passado, a Secretaria de Estado de Educação reforçou o núcleo de produção: contratou 45 pessoas. Em 2004, os livros já estão sendo entregues nas unidades escolares que têm alunos com deficiência visual.
Segundo a coordenadora do CAP, Madalena Jerônimo, esta ação da secretaria é muito importante porque “os livros didáticos são escritos e adaptados para os deficientes visuais, proporcionando a inclusão na área educacional”.
O CAP produz livros de português, matemática, geografia, história e ciências. A elaboração compreende sete etapas. Além de livros, o centro oferece cursos, aulas de informática, sorobã (aparelho para cálculo) e braile, capacitações, orientações, palestras e atividades culturais necessárias ao desenvolvimento educacional e sociocultural de pessoas cegas e de baixa visão.
A solenidade de entrega dos livros terá a participação da superintendente de Políticas de Educação, Onilda Ouríveis; da coordenadora de Políticas Específicas de Educação, Terezinha Zandavalli de Figueiredo; toda a equipe do CAP e autoridades. Dois alunos do centro farão apresentações musicais em teclado. O CAP fica na avenida Afonso Pena, 3.328, em Campo Grande.
Fonte:Dourados News





