24/03/2004 07h38 – Atualizado em 24/03/2004 07h38
A Câmara Municipal de Dourados realiza nos dias 06 e 07 de abril o 2º Seminário Estadual “Empreendendo o peixe e o turismo para o desenvolvimento local”.
A iniciativa do seminário, realizado com sucesso em sua primeira edição, ano passado, foi do presidente da Câmara, José Carlos Cimatti Pereira (PFL), e teve como objetivo fomentar o desenvolvimento da região, através da discussão de novas perspectivas de crescimento, frente ao mercado global no setor da piscicultura. Segundo Cimatti, “está mais que claro que a nossa região tem um potencial riquíssimo para a implantação do sistema de piscicultura”.
Durante o seminário terão prosseguimento as discussões em torno das perspectivas da piscicultura sob vários aspectos, desde o incentivo fiscal do poder público até a sua melhor forma de gestão, integrada a outras ciências, que podem estar agregando valores à idéia para o incremento do setor.
“Este seminário representa uma oportunidade para a descoberta de novos e promissores caminhos em busca do sucesso empresarial, da qualidade de vida, do desenvolvimento social e econômico de Dourados e região e, acima de tudo, de confraternização entre profissionais da piscicultura, políticos, empreendedores, estudantes e pesquisadores, da região e do nosso Estado”, disse ontem o presidente da Câmara, apostando no sucesso da 2º edição do evento.
PALESTRAS
Entre os palestrantes do seminário está o secretário especial de Aqüicultura e Pesca, David Lourenço, que discorrerá sobre o tema “Perspectivas para a Piscicultura em Mato Grosso do Sul”; Rose Anne Vieira e Assis Luiz de Souza, do Sebrae, que abordarão o tema “Empreendedorismo em Piscicultura”; José Carlos Diagoné, do Idaterra, que falará sobre custos para implantação da piscicultura; e Carlos Eduardo Martins, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca de Brasília/DF, que abordará a legislação ambiental relativa à aqüicultura.
Serão abordados também temas relativos à atuação profissional e técnica, como pesca em rio, pesque-pague, pesque e solte, piscicultura/aqüicultura, aquarismo e turismo. O seminário será aberto no dia 06, às 19h, com a presença de autoridades estaduais, federais e municipais. Em seguida ocorrerá o lançamento do Núcleo de Pesquisa em Piscicultura e Aqüicultura da Embrapa.
O evento é uma promoção da Câmara Municipal, da Embrapa e do Conselho Municipal de Turismo e contará com palestras e exposições no plenário do legislativo. Tem apoio do Sebrae, dos governos federal e estadual, da Acid e da Seictur, além de mais de uma dezena de instituições.
Fonte:Agora MS




