25/03/2004 10h47 – Atualizado em 25/03/2004 10h47
A Índia efetuou com sucesso hoje um teste do míssil terra-ar de fabricação nacional “Trisul” numa base de lançamento do estado oriental de Orisa, no litoral do Golfo de Bangala, informou o Ministério da Defesa. O “Trisul”, o mais avançado dos mísseis de curto alcance fabricados pela Índia, foi disparado minutos antes das 15h local (6h30 de Brasília) de uma lançadeira móvel no polígono que a Organização para a Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa tem em Orisa.
Este míssil foi desenvolvido em três versões, para os exércitos de Terra, do Ar e Mar, tem propulsão por combustível sólido, alcance de 9 quilômetros e uma capacidade de cara explosiva de 15 quilos.
A Índia, dentro de sua corrida armamentista com Paquistão e China, desenvolveu nos últimos anos mísseis de muito diversos tipos, de curto, médio e longo alcance, alguns deles com capacidade para levar ogivas nucleares.
Fonte:EFE




