25/03/2004 15h00 – Atualizado em 25/03/2004 15h00
Os principais partidos (PSDB, PFL e PDT) de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgaram hoje uma lista com o que chamam de “primeiros resultados” do governo do PT. A iniciativa é uma resposta ao “varal” instalado pela então oposição ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) no Salão Verde da Câmara dos Deputados, em 2001.
Na lista de “resultados”, os partidos incluíram desde o desempenho do governo na área econômica até o que chamam de falhas na política social. Citaram também o caso Waldomiro Diniz.
Estão listados da área econômica: o aumento do desemprego; a queda na renda do trabalhador; o aumento da dívida pública; o pagamento de R$ 145 milhões de juros da dívida; o fato de os bancos terem obtido, no ano passado os lucros “mais altos da história”; a “submissão exemplar” ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e o aumento de 1% dado ao funcionalismo público em 2003.
Na área social, a oposição destacou o “fracasso” na política para o setor; o “desrespeito e a humilhação” dos idosos e o que classifica como “falta de preparo do governo para governar”.
Já na área política foram selecionados como “resultados”, o gasto de R$ 200 milhões com o novo avião presidencial; a aliança com os “velhos coronéis da política” e o escândalo envolvendo o ministro José Dirceu (Casa Civil) com o ex-assessor Waldomiro Diniz.
No final da lista está a frase: “O espetáculo do crescimento”. O cartaz, com a listagem de “resultados” do governo, foi divulgado em um encontro dos partidos da oposição realizado hoje no Senado.
Há três anos, o PT e outros partidos que faziam oposição a FHC estenderam um varal no Salão Verde da Câmara, com os “45 escândalos” do governo. Naquela ocasião foram mostrados, por exemplo, a acusação de compra de votos para aprovar a emenda da reeleição do presidente da República, a privatização do sistema Telebrás, o caso Marka Fonte Cindam e a venda dos bancos Econômico e Nacional entre outros.
Fonte:Folha Online



