32.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Parasitas são encontrados em três espécies de peixe do rio Cuiabá

25/03/2004 13h56 – Atualizado em 25/03/2004 13h56

Uma pesquisa feita pelo departamento de vetrinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) comprovou que exite a presença de parasitas nos peixes do rio Cuiabá. O estudo iniciou há seis meses e foram analisadas algumas espécies de pescado.

A pesquisa do professor Luciano Antunes Barros, foi realizada com a ajuda dos alunos do curso de medicina veterinária. Eles coletaram 140 peixes do rio Cuiabá, e descobriram que os parasitam veem das aves, que deixam fezes no Pantanal.

A análise é feita na membrana que envolve o intestino do peixe. Os pesquisadores encontraram nódulos, que comprovam a existência de parasita, popularmente conhecido como verme. Os parasitas foram encontrados em três espécies de peixes: caxara, piranha, piraputanga.

De acordo com um estudante que participou da pesquisa, Jonas Moraes, os peixes, assim como outras carnes, precisam ser inspecionadas, pois existem doenças que podem ser transmitidas ao homem. A pesquisa tem como objetivo detectar quais doenças os pescados podem ter que pode ser transmissíveis ao homem.

No peixe a larva não chega a fase adulta, mas elas só morrem quando a carne é bem assada ou cozida e mesmo quem ingere o parasita morto, pode ter alergia ou doenças como a gastrite.

O peixe colocado a venda não é submetido a inspeção, por isso o consumidor está sujeito a comer carne contaminada.

O professor Luciano disse que um dos sintomas de manifestação de alergia pode ser observado pelo aparecimento de manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, pessoas hipersensíveis podem sofrer choque anafilático.

Fonte: RMT On Line/MT

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.