26/03/2004 14h55 – Atualizado em 26/03/2004 14h55
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou ontem no auditório do Idaterra, no Parque dos Poderes, o programa troca-troca de grãos de feijão a pequenos produtores de Mato Grosso do Sul. O termo de cooperação com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário foi assinado, pelo vice-governador do Estado, Egon Krakhecke, e o diretor de Logística e Gestão Empresarial da Conab, Sílvio Porto.
A estatal está fornecendo ao Governo do Estado 135 toneladas de feijão próprio para plantio, que serão repassadas aos produtores. Cada agricultor receberá do governo uma saca (40 quilos), com o compromisso de devolver a mesma quantidade à Conab, após a colheita, para formação de banco de semente. Em caso de frustração de safra, os agricultores ficam isentos de devolver o insumo. “A vantagem para o produtor é que ele terá uma saca para iniciar o plantio, com rendimento médio de 500 quilos por hectare, devolvendo após apenas a quantidade recebida”, afirma o superintendente da Conab, Alfredo Sérgio Rios.
Todo produto ficará armazenado na unidade da Conab em Maracaju e, de lá, repassado aos assentamentos ligados ao Governo do Estado. O programa pretende atender mais de três mil produtores que vão utilizar o grão para o plantio da segunda safra de feijão, até 15 de abril.
Fonte: Conab



