23/04/2004 08h53 – Atualizado em 23/04/2004 08h53
A vacina é uma das formas de prevenção mais eficazes no combate a algumas doenças. Todas as pessoas têm que estar em dia com seu cartão de vacina, inclusive os adultos. Para isso, não é necessário esperar pelas Campanhas de Vacinação.
Crianças e jovens até 19 anos devem tomar Vacina contra Hepatite B. Adultos até 39 anos devem tomar vacinas contra sarampo, caxumba e rubéola, mas as gestantes não devem ser vacinadas e caso a mulher tenha tomado a vacina, uma gravidez deve ser evitada pelo menos 30 dias, após a aplicação da vacina.
A hepatite é uma doença transmitida por vírus, através da pele, mucosas, relações sexuais, agulhas contaminadas, transfusão de sangue e derivados, procedimentos odontológicos, cirúrgicos e hemodiálise.Os principais sintomas são: mal estar, cefaléia, febre baixa, anorexia, náuseas, fadiga, dor abdominal, vômitos.
O sarampo é transmitido por pessoa infectada para pessoa sã, através das gotículas de muco ou saliva, pelo contato direto com as secreções do nariz, da garganta, como tossir, espirrar, falar, respirar ou urina. Os Sintomas do sarampo são: tosse, febre alta, corrimento nasal, olhos vermelhos e lacrimejantes e aparecem depois manchas vermelhas atrás das orelhas e na face.
A caxumba também é transmitida de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva, mas os sintomas são outros: inflamação das glândulas salivares, febre.
A rubéola é transmitida pelas gotículas de saliva e de muco (tossir, espirrar) e os sintomas são: febre discreta , mal estar, conjuntivite, manchas rosadas na pele, podem ocorrer infecções sem erupção.
O principal problema da rubéola e quando contraída por mulheres grávidas, já que o vírus tem a capacidade de atravessar a placenta provocando anomalias no embrião ( catarata, surdo-mudez, doenças cardíacas, atraso mental, alterações ósseas), cerca de 25% de crianças nascidas de mães com rubéola, apresentam a síndrome da rubéola congênita ou síndrome de Gregg.
Fonte: Via Unimed