23/04/2004 16h20 – Atualizado em 23/04/2004 16h20
A família dos maiores animais que já existiram no planeta acaba de ganhar um novo membro que só foi descoberto, ironicamente, por ter sido caçado. Trata-se da baleia Balaenoptera omurai, uma nova espécie desses mamíferos marinhos identificada por pesquisadores japoneses.
Até agora, só nove exemplares do bicho foram achados oito deles caçados por navios de pesquisa no Pacífico e no Índico, e o outro encontrado numa ilha do mar do Japão. Mesmo assim, a análise anatômica e de DNA deixa claro que se trata de um novo cetáceo (grupo ao qual pertencem todas as baleias e golfinhos).
Com pouco menos de 12 m de comprimento, a criatura nem chega perto da gigantesca baleia azul (Balaenoptera musculus), que pertence ao mesmo gênero e pode chegar a 33 m. O tamanho do animal, no entanto, faz parecer quase incrível que ninguém tivesse reparado nele antes.
“Muitos pesquisadores imaginam que haja espécies desconhecidas, mas precisamos de vários indivíduos de cada espécie para avaliar as variações entre eles. Os museus tendem a se satisfazer com apenas um ou poucos exemplares por espécie, o que significa que temos de viajar um bocado para fazer boas comparações”, explica o anatomista Tadasu Yamada, 53, do Museu Nacional de Ciência de Tóquio, um dos autores do estudo que sai na edição de hoje da revista científica britânica “Nature” ( www.nature.com ).
Ao lado de seu colega Masayuki Oishi, Yamada analisou o exemplar que acabou aparecendo na ilha de Tsunoshima, enquanto o cetologista Shiro Wada, do Instituto Nacional de Ciência Pesqueira do Japão, examinou os exemplares capturados nos anos 70.
Fonte:Folha de S.Paulo