23/04/2004 07h39 – Atualizado em 23/04/2004 07h39
A Rússia enviará no próximo domingo a Serra Leoa pouco mais de cem militares para que substituam as tropas do contingente de paz que tem nesse país africano sob mandato da ONU, anunciou hoje, sexta-feira, o comando da Força Aérea russa.
O general Vladimir Mijailov, comandante-em-chefe da Força Aérea da Rússia, explicou que dois aviões de transporte levarão a Serra Leoa os pilotos e técnicos, junto com peças de reposição para os helicópteros, do grupo militar russo estacionado nesse país.
O contingente militar russo consta de 115 efetivos, entre pilotos e técnicos, e está dotado com quatro helicópteros artilhados Mi-24.
O destacamento está no território de Serra Leoa desde agosto de 2000 como parte da missão de paz da ONU (Unamsil) nesse país da África Ocidental.
O grupo tem como objetivo principal garantir a segurança do pessoal da Unamsil durante suas operações nessa nação.
Os helicópteros russos acompanham comboios com cargas humanitárias e efetuam missões de busca, resgate e patrulha, assinalou Mijailov.
O mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas para a Unamsil não prevê a participação do contingente russo em ações de combate, exceto em caso de defesa própria, acrescentou.
Fonte: Agência EFE