24/04/2004 09h23 – Atualizado em 24/04/2004 09h23
O deputado federal Murilo Zauith, presidente regional do PFL, participou na última quinta-feira, de um debate sobre cotas para negros e índios nas universidades. O debate aconteceu durante o Encontro Regional de Estudantes de Direito (ERED) promovido pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em conjunto com o Centro Acadêmico XXVII de Agosto.
O deputado foi convidado a participar do evento como membro titular da Comissão Especial de Reforma Universitária da Câmara dos Deputados. É de autoria de Murilo, quando ainda era deputado estadual, a lei que garantiu aos indígenas 10% das vagas (sistema de cotas) nos vestibulares realizados pela Uems. A cota já passou a valer no último vestibular realizado pela instituição.
Também de autoria de Murilo, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que garante aos indígenas que conseguiram nota mínima nos vestibulares, vagas automáticas nas universidades federais de todo o país. “Nosso projeto visa corrigir uma distorção histórica e garantir verdadeiramente aos nossos índios o acesso às universidades. É uma questão de cidadania”, afirmou Murilo.
Durante o debate, Murilo foi bastante aplaudido pelos participantes contra posicionou-se contra proposta para que o Governo Federal “banque” meia-bolsa de estudos para os indígenas que passarem no vestibular em universidades particulares. “Isso não resolve o problema. A maioria não terá condições de custear o restante das despesas”, disse Murilo.
Murilo foi bastante firme ao dizer que o governo tem a responsabilidade de garantir as indígenas condições de obter vagas e cursar o ensino superior nas universidades públicas do país.
Fonte:Dourados News