32.4 C
Três Lagoas
domingo, 25 de maio de 2025

Ceasa quer proteção contra importações de SP

26/04/2004 09h01 – Atualizado em 26/04/2004 09h01

Produtores, junto do diretor-presidente da Ceasa (Central de Abastecimento) de Campo Grande, Joaquim Barbosa, vão sugerir durante audiência pública, hoje à tarde, medidas de proteção da produção local contra importações de hortifrutícolas de São Paulo, por grandes redes de supermercados.

A Assembléia Legislativa como foro dessa discussão, afirma Barbosa, é esperada há anos pela categoria que vem sendo estrangulada pela concorrência desleal. Barbosa diz que nos últimos 10 anos a classe foi reduzida a 50%, a apenas 300 produtores que comercializam no Ceasa. “Muitos dos produtores eram de origem japonesa e, desestimulados, acabaram deixando a atividade e indo para o Japão, diante de oportunidades de emprego”, conta. Barbosa reclama que as facilidade para entrada de mercadoria paulista no Estado não se repetem no sentido inverso e cobra medidas de proteção, como aumento nas alíquotas de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Serviços e Mercadorias), incentivo aos produtores locais e, principalmente, fiscalização mais rigorosa na entrada desses produtos.

Um produtor de pequeno porte em Mato Grosso do Sul, afirma, planta de 20 a 30 hectares, quando um de São Paulo planta 200. Além disso, os supermercados compram mercadorias fechadas que vendem abaixo do preço de custo como chamariz para a clientela, sufocando ainda mais a produção local. A audiência para discutir a Segurança Alimentar será às 14h30.

Fonte:Campo Grande News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.