26/04/2004 10h24 – Atualizado em 26/04/2004 10h24
O ministro e músico Gilberto Gil fará dois shows nesta semana na capital moçambicana, mas apenas a elite e a classe média do país poderá assisti-lo.
As apresentações do ministro da Cultura do Brasil previstas para terça e quarta-feira, as quais terão sua renda revertida para associações de pessoas com HIV, irão custar entre 150 mil meticais (ingressos mais baratos) e 1.150.000 meticais, equivalentes a US$ 50 (as entradas mais caras), equivalente a quase metade do salário mínimo em Mocambique.
Gilberto Gil, que cantará de graça, virá acompanhado por 12 pessoas, entre técnicos, músicos e produtores. Três engenheiros sul-africanos de som virão a Maputo para ajudarem na gravação dos espetáculos.
Ou músico moçambicano Luís Pereira, organizador da vinda do cantor, disse numa entrevista coletiva que, “caso a gravação seja de boa qualidade, o material será dado à produtora do músico brasileiro para que seja feito um DVD”.
A renda dos dois shows de Gilberto Gil será destinada a duas associações, a Kindlimuka, uma ONG de portadores de HIV, e a Rede da Criança, uma outra ONG, que cuida de crianças órfãs da Aids.
Quando o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva visitou Moçambique no ano passado, Gilberto Gil tinha manifestado seu interesse de cantar para os moçambicanos.
Fonte:Agência EFE