26/04/2004 08h48 – Atualizado em 26/04/2004 08h48
O serviço de aluguel de filmes Netflix planeja fazer no próximo ano o que seu nome sempre prometeu: entregar filmes inteiros pela Internet.
“Nossa estratégia é entrar com tudo em DVDs e então expandir para downloads”, disse o presidente-executivo da Netflix, Reed Hastings, na sexta-feira passada. “Quando tivermos 5 milhões ou 10 milhões de assinantes, eventualmente o que gastamos com postagem vai se tornar um prêmio para os estúdios.”
O dinheiro economizado com o envio de filmes aos usuários pela Web poderá ser reinvestido na compra de mais títulos de DVDs, para atender à demanda.
A Netflix foi lançada em 1999 e obteve no ano passado receita de US$ 500 milhões com a entrega por correio de DVDs para 1,5 milhão de assinantes. O rápido crescimento de suas atividades pela Internet ajudou a elevar em 445 mil a base de usuários no último trimestre.
A companhia ergueu 29 centros de distribuição pelos Estados Unidos para que os usuários moradores de áreas metropolitanas pudessem receber seus filmes durante a noite.
Mas, no ano que vem, a Netflix planeja começar a oferecer vídeos para download, um modelo de negócios que foi tentado por muitas companhias nos últimos anos. Enquanto isso, os estúdios de Hollywood ainda têm dúvidas sobre o tamanho que o negócio de download de filmes pode ter.
Hastings afirma que seu serviço terá 5 milhões de usuários até 2006 e que cobrará uma taxa de assinatura de US$ 22 por mês.
Fonte:Reuters