04/05/2004 14h04 – Atualizado em 04/05/2004 14h04
O pintor e escultor colombiano Fernando Botero declarou-se satisfeito hoje, terça-feira, ao conhecer uma crença popular segundo a qual apalpar os seios de uma “gorda” sua, instalada na cidade caribenha de Cartagena, garante longas relações amorosas.
Botero (Medellín, 1932), que chegou a Bogotá para entregar uma nova doação de quadros ao Museu Nacional da Colômbia, mostrou-se satisfeito quando lhe contaram que os turistas esfregam uma dos mamilos da peça de bronze, colocada há quatro anos na praça de Santo Domingo, no centro da parte antiga da cidade amuralhada.
“Que bom. Ótimo”, comentou o pintor em meio a risadas ao informar-se da história em uma entrevista com a emissora de rádio RCN, na qual o jornalista Juan Gossain lhe explicou que “apalpar o mamilo de document.write Chr(39)Getrudisdocument.write Chr(39), o namorado e a namorada ou marido e mulher, a relação vai durar feliz toda a vida”.
Por isso, o seio da escultura monumental teve que ser retocado várias vezes, já que a parte acariciada pelos turistas perdeu o cor original.
No entanto, Botero disse que não sabe de onde saiu o nome de “Gertrudis”, já que ele batizou a obra como “Mulher recostada”.
O artista, nascido em Medellín em 1932 e residente em Paris, doou há quatro anos umas duzentas obras suas e de grandes artistas mundiais a museus de Bogotá e Medellín.
Botero exibe desde hoje cinqüenta obras recentes sobre a violência colombiana -27 desenhos e 23 pinturas- que doou ao Museu Nacional e também se exporão em outras cidades colombianas.
Fonte:Agência EFE