04/05/2004 17h01 – Atualizado em 04/05/2004 17h01
A equipe sul-mato-grossense de Tiro Paraolímpico participa dos Jogos Paraolímpicos do Brasil, em São Paulo. Os atletas sairão amanhã, às 17h, do Comando Geral da Polícia Militar, com destino a São Paulo.
A equipe do Mato Grosso do Sul está composta por uma delegação de 19 pessoas, incluindo atletas e dirigentes. O resultado da competição vai valer para o ranking nacional. No último domingo a equipe do Mato Grosso do Sul chegou de Goiânia trazendo o título de campeã regional Centro-Oeste.
A equipe de Tiro Paraolímpico do Estado é formada por policiais acidentados em trabalho e foi criada a partir de projeto apresentado pela terapeuta ocupacional Joelma Gabriel Vieira. “O esporte serve como uma terapia e é nele que encontramos nosso reconhecimento na sociedade e perante a corporação policial. Através do tiro paraolímpico, voltamos a ter auto-estima e nosso exemplo é visto inclusive como incentivo para outros deficientes físicos”, explicou o atleta Carlos Alberto Nascimento, afirmando que há o interesse de policiais do interior em participar da associação e a intenção da equipe de trazê-los para os treinos em Campo Grande.
O Tiro Paraolímpico é uma modalidade nova no país e foi implantado pelo CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro). Mato Grosso do Sul é o único Estado da federação onde o governo estadual auxilia diretamente a modalidade. A partir do próximo ano começa um novo ciclo paraolímpico (2005/2008). Em 2005 serão realizados os campeonatos abertos; em 2006 os jogos mundiais da modalidade; em 2007 os jogos Parapanamericanos, no Rio de Janeiro e em 2007 as paraolimpíadas, no exterior.
Fonte: APN



