06/05/2004 09h50 – Atualizado em 06/05/2004 09h50
O governo do Estado, através da Secretaria de Educação (SED), entrega hoje, na Escola Estadual Romalino Alves de Albres, em Anastácio, duas carteiras escolares adaptadas para alunos com distúrbios neuromotores. A cerimônia, que está prevista para 9h, marcará o início da entrega de 80 cadeiras para os alunos com necessidades educativas especiais, incluídos na rede estadual de ensino.
Além dos benefícios mentais, as cadeiras adaptadas – que são reguláveis na altura e na largura, de acordo com a necessidade de cada aluno – evitarão problemas físicos. “Quando o aluno está seguro, posicionado corretamente, o desempenho em sala de aula melhora e a aprendizagem não fica prejudicada”, afirma a gestora de Educação Especial da SED, Vilma Vitoratto.
Estarão presentes ao evento representantes das escolas estaduais de Aquidauana e Anastácio, representantes da Sociedade Pestalozzi, a coordenadora de Políticas em Educação da Secretaria de Estado de Educação, Terezinha Zandavalli de Fiqueiredo, e a gestora de Educação Especial da pasta, Vilma Vitoratto.
A Secretaria de Educação também entregará, na sala de recursos da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, em Aquidauana, 11 kits para alunos com deficiência visual, matriculados no ensino regular de escolas estaduais do município e de Anastácio. O material foi disponibilizado pelo programa de Apoio à Educação de Alunos com Deficiência Visual do Ministério da Educação (MEC).
Os kits para crianças e adolescentes com baixa visão contém lupa de apoio, caderno com pauta ampliada em negrito, lápis 6 B, caneta de ponta porosa na cor preta, borracha especial, caneta hidrográfica, pincel anatômico de ponta redonda grossa na cor preta e bolsa.
Já os alunos cegos receberão bengala dobrável, reglete de mesa, guia de assinatura, punção, soroban, ponteira em plástico para bengala e folhas de papel com gramatura 120 gramas.
Fonte:Agência Popular