22.8 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro de 2025

Plano prevê cooperativa na Cidade de Deus

08/05/2004 09h42 – Atualizado em 08/05/2004 09h42

A criação de uma cooperativa de mão-de-obra para construção civil é uma das sugestões contida no Plano Estratégico para a Cidade de Deus, no campo do trabalho e renda, que o Sesc Rio divulgou hoje. A idéia é aproveitar a estrutura da Vila Olímpica, que está sendo construída para os Jogos Pan-Americanos de 2007, que fica próxima ao bairro.

O plano identifica como gargalos ao desenvolvimento da comunidade as áreas de saneamento, educação, saúde, meio ambiente, habitação, trabalho, emprego e renda. O projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento comunitário e a transformação da realidade social, com redução da violência de forma preventiva.

Elaborado por 13 instituições sociais que atuam na comunidade e dez entidades empresariais, o documento enumera os principais problemas do bairro-favela, onde moram 45 mil pessoas, com o maior índice de desemprego entre as favelas do município, de acordo com o Censo 2000 do IBGE.

O coordenador de Projetos Comunitários do Sesc Rio, Gilberto Fujimoto, revelou que o trabalho aponta soluções para esses gargalos, até 2009, entre as quais a criação, na área da educação, de uma escola de nível médio (2º grau), para melhorar a qualificação dos trabalhadores.

O objetivo é reduzir o índice de analfabetismo na região, de modo que ele seja de 60% abaixo da média nacional em cinco anos. Ou seja, se a média nacional for de 10% em 2009, a Cidade de Deus deverá apresentar no máximo índice de 6%, explicou Fujimoto. Segundo o Censo do IBGE, enquanto a cidade do Rio de Janeiro reduziu o indice de analfabetismo em 20%, em 2000, em relação a 1991, a queda na taxa na Cidade de Deus foi de apenas 2%.

O Fórum Comunitário repassará as informações sobre o plano aos moradores locais para aprovação. Outras propostas, de âmbito governamental nos níveis municipal, estadual e federal, serão encaminhadas aos órgãos competentes após a aprovação pelos moradores, sempre visando a promoção social, cidadania, emprego, saúde e educação para todos.

Numa terceira etapa, o projeto prevê um levantamento técnico para dimensionar a realidade social na Cidade de Deus. O diagnóstico da comunidade deverá ser iniciado em julho próximo e dará maior embasamento para que as entidades envolvidas no projeto possam atuar, alcançando a transformação social dos moradores, disse Fujimoto.

A Cidade de Deus foi construída em 1966 para abrigar moradores de favelas erradicadas da zona sul da capital, chegando a ser, através da violência, tema central do premiado filme do cineasta Fernando Meirelles Cidade de Deus. Cinqüenta por cento da população do bairro estão na faixa etária de zero a 17 anos.

Fonte:Agência Brasil

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.