13/05/2004 13h12 – Atualizado em 13/05/2004 13h12
Márcio Thomaz Bastos, ministro da Justiça, pode deixar o governo caso não consiga convencer o presidente Lula a voltar atrás na decisão de cassar o visto de trabalho do jornalista Larry Rother, do “The New York Times”. As informações são do jornal “Folha de S. Paulo”.
Segundo a reportagem, Bastos estaria preocupado em colocar um episódio como esse em seu currículo, tradicionalmente marcado pela luta pelos direitos humanos e contra as perseguições do regime militar. Amigos do ministro teriam confirmado ao jornal a intenção de Bastos de, no limite, se afastar do governo se não tiver sucesso na tentativa de dissuadir o presidente.
Bastos, que está na Suíça, onde assinou um acordo de colaboração jurídica entre os dois países para combater a lavagem de dinheiro, não quis comentar o caso pelo telefone. Em coletiva para a imprensa, afirmou que não conhece a forma como essa decisão foi tomada pelo presidente e por ministros.
Embora seja contra a medida anunciada na última terça pelo governo, Bastos qualificou o artigo que a desencadeou, publicado no “NYT” de domingo, como “uma mistura de má-fé, preconceito, falta de informação e intenção deliberada de atacar o presidente”. Como advogado, Bastos garantiu que a decisão do governo de cancelar o visto de trabalho do correspondente teria bases legais possíveis. Fonte – ig