20.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de junho de 2025

Capital tem maior número de pessoas que pararam de fumar

01/06/2004 15h47 – Atualizado em 01/06/2004 15h47

Campo Grande é a capital brasileira, entre 16 pesquisadas, com maior percentual de abandono ao vício do fumo no País, constata pesquisa divulgada pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) em meio às atividades do Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado nesta segunda-feira.

Foram entrevistadas 23.457 pessoas no Brasil e 697 na Capital. O abandono ao fumo foi apontado por 58,3% das pessoas- 141. É o maior percentual. Em segundo está o Rio de Janeiro, com 54% dos entrevistados e Vitória (51%).

Campo Grande consta em outra boa condição em relação ao fumo. Está entre as capitais com menor predominância de fumantes, correspondendo a 14,5% das pessoas, atrás de Aracajú (12,9%) e Distrito Federal (14,3%).

Foram identificados em Campo Grande 101 fumantes entre os entrevistados. Como em praticamente todas as capitais, a maioria é de homens. Foram 60 homens e 41 mulheres. Porto Alegre foi a única cidade com mais mulheres fumantes, ainda assim com pequena diferença.

Em Campo Grande, a maioria dos fumantes entrevistados tem mais de 25 anos (69 pessoas). Foram encontradas 32 com idades entre 15 e 24 anos.

A pesquisa do Inca, intitulada Inquérito Domiciliar Sobre Comportamento de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, ouviu as pessoas nos anos de 2002 e 2003.

O instituto, órgão ligado ao Ministério da Saúde, alerta para as mortes relacionadas ao fumo. São cerca de 10 mil/dia, estima-se. Com a projeção do número de fumantes e estimativa de pessoas que ainda vão desenvolver o vício, há previsão de que em 2030 cerca de 10 milhões de pessoas possam morrer por ano no País com doenças relacionadas ao tabagismo.

O governo federal decidiu tratar o vício como uma doença a ser tratada pela saúde público. Os hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) terão apoio médico e medicamentoso. O Ministério vai investir cerca de R$ 5 milhões na compra de adesivos e goma de mascar antitabagistas, além do medicamento cloridrato de bupropiona.

Fonte: Campo Grande News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.