23.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Ibama busca parcerias para combater queimadas

22/07/2004 08h22 – Atualizado em 22/07/2004 08h22

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) está procurando fazer parcerias com Paraguai e Bolívia para combater as queimadas no Pantanal na região de fronteira. As informações são do coordenador estadual do PrevFogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), Márcio Yule, que está em Corumbá para um encontro com autoridades Bolivianas.O objetivo é convidar os responsáveis pelo combate as queimadas nesses países para o segundo Seminário de Manejo de Fogo no Pantanal, que será realizado em Cáceres – MT, de 17 a 19 de setembro.

Durante o evento serão discutidos estudos científicos sobre as queimadas na região. Segundo Márcio Yule, Paraguai e Bolívia devem participar para mostrar as ações desenvolvidas nesses países. Com operações em conjunto a expectativa é reduzir ainda mais o número de queimadas em municípios como Corumbá e Ponta Porã. “Até a pouco tempo o Ibama tratava as queimadas como se elas acabassem dentro do Brasil. Na verdade não é isso o que acontece. O fogo não obedece a fronteiras”, diz Yule.

Também devem participar do seminário pesquisadores da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), da Embrapa, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do Ibama. Já foram registrados em Mato Grosso do Sul, do início do ano até agora, 1337 focos de calor. Sessenta por cento ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro. Em 2003 foram 1,1 mil no mesmo período.

Fonte:O Pantaneiro

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.