22.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

“Estrela Guia” já possui 200 cadastrados

22/07/2004 06h51 – Atualizado em 22/07/2004 06h51

O Projeto Estrela Guia alcançou cerca de 200 pessoas cadastradas em menos de quatro meses de duração. Segundo a coordenadora do projeto, a transgênero, Fernanda Venturiny, das pessoas cadastradas 80 são HSHs (homens que fazem Sexo com Homens) e o restante são GLSs (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), sendo 50% do total são profissionais do sexo em Três Lagoas.

No início o Estrela Guia era direcionado aos HSHs, mas devido a falta de projetos do gênero acabou incorporando os GLSs. O projeto tem como objetivo mapear esse grupo e orienta-los sobre a prevenção das DSTs e Aids. Além da distribuição de preservativos, géis lubrificantes e materiais informativos. “As pessoas cadastradas também são orientadas a realizarem o teste de HIV”, disse ela. A entrega dos materiais é feita em pontos estratégicos, como avenidas e boates.

Dos cadastrados cerca de 25 HSHs e 50 GLSs procuraram o programa DST – Aids para realizarem o exame de HIV. Fernanda informou que desde a aprovação do projeto, há um ano e quatro meses atrás, já foram distribuídos mais de 64 mil preservativos aos cadastrados. Por mês, o Estrela Guia distribui a média de quatro mil preservativos, acompanhados de géis lubrificantes e materiais informativos.

O Projeto também promove palestras sobre direitos humanos, auto-estima e DSTs, no qual sempre são ministradas pela psicóloga e pelo médico da instituição. No total, já foram realizadas oito palestras.

A coordenadora comentou que estava surpresa com a procura pelo projeto, já que no inicio esperava-se cerca de 25 pessoas. O projeto Estrela Guia tem duração até o dia 28 de novembro desse ano. Fernanda informou que irá tentar dar continuidade ao projeto, mas que pretende dar continuidade ao projeto.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.