22/07/2004 10h04 – Atualizado em 22/07/2004 10h04
Psicólogos e advogados das Comissões de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia(CFP) e da Ordem Advogados do Brasil(OAB) vão fiscalizar os manicômios de mais de 15 estados brasileiros. Segundo as informações da assessoria da OAB, as vistorias estavam marcadas para ter começar hoje, mas foram adiadas e ainda não tem data marcada. Mato Grosso do Sul está entre os estados que serão visitados pelo grupo.
As equipes do CFP e da OAB mantiveram segredo da realização da ação, pois, o objetivo era surpreender e constatar alguma irregularidade nos estabelecimentos,explicou o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, Marcus Vinícius de Oliveira. Segundo ele,quando as administrações dos hospitais tomam conhecimento de vistorias, plantam flores, pintam fachadas e dificultam mostrar a real situação das pessoas que estão internadas.
A ação visa apurar situações de violações de direitos humanos, como ocorrência de violência, cárcere privado, tortura e morte. A operação será realizada ao mesmo nos Estados do Rio Grande do Sul, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Alagoas, Goiás, Maranhão, Pernambuco e Distrito Federal, e vai permitir às Comissões elaborarem uma “radiografia”, das reais condições dos hospícios brasileiros.
Fonte:RMT online




