29.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Novos casos de gripe de aves são confirmados

22/07/2004 14h47 – Atualizado em 22/07/2004 14h47

A Indonésia anunciou que a gripe de aves voltou a afetar a criação de aves, e suscitando o risco de que a Ásia enfrenta outra pandemia da doença, que levou ao abate de mais de cem milhões de aves no início do ano. A Tailândia também confirmou casos do vírus em mais duas de suas províncias, elevando para 13 o número de províncias onde a doença ressurgiu este mês.

Novos casos de gripe de aves foram detectados em granjas de diferentes cidades perto de Java, na Indonésia, disse Tri Satya Putri Naipospos, diretora do setor de saúde animal do Ministério da Agricultura. “Podem existir mais casos em outras províncias.”

“Esses casos surgiram em algumas granjas onde a gripe de aves foi detectada no início do ano”, informou Naipospos. A Indonésia planeja distribuir cerca de 300 milhões de doses de vacina em 15 províncias, para “reduzir o número de casos”, disse a diretora, acrescentando que não existem “ainda planos para um abate maciço de frangos”, diz.

A Indonésia se une à Tailândia, China e Vietnã, para divulgar o ressurgimento da gripe de aves em seus territórios, nos últimos dois meses. O vírus, que é endêmico nas aves silvestres, pode se espalhar para os plantéis domésticos, onde com maior facilidade se transmuta em uma variante altamente patogênica, que pode ser transmitida aos mamíferos.

A Tailândia, maior exportadora asiática de frangos no ano passado, confirmou os surtos de gripe de aves em Chon Buri e Ang Thong, informou um relatório do Departamento de Animais de Criação. Possíveis casos de gripe de aves foram detectados em 12 outras províncias, incluindo Bangcoc, onde o departamento aguarda resultados dos laboratórios sobre os frangos mortos. O país possui 76 províncias.

A segunda maior economia do sudeste da Ásia registrou um desaquecimento no crescimento no primeiro trimestre, frente ao período anterior, após um surto de gripe de aves que obrigou o governo a abater pelo menos 40 milhões de frangos e outras aves, entre os meses de janeiro e abril.

Os maiores compradores de frangos da Tailândia, Japão e União Européia (UE), proibiram a importação de carne congelada de frango do país, assim como outros países.

No Vietnã, mais de 6 mil frangos morreram ou foram abatidos esta semana em província do Vietnã, após indícios de que teriam contraído a gripe de aves, divulgou o jornal Lao Dong, citando um produtor rural e autoridade do governo. Todos os frangos na província de Long An, na parte sul do Delta do Mekong, a oeste de Ho Chi Minh, foram dizimados, disse o jornal. Parte das aves passaram por inspeção de saúde anteriormente, para detectar a doença.

Fonte:Gazeta Mercantil

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.