25 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Governo faz nova proposta a docentes federais

23/07/2004 10h31 – Atualizado em 23/07/2004 10h31

Os ministérios do Planejamento e da Educação apresentaram ontem, em Brasília, uma nova proposta de reajuste dos professores de instituições federais de ensino superior, que se aproxima da reivindicação da categoria.

Com isso, a previsão é elevar em R$ 372 milhões o gasto com a folha anual de pagamento de cerca de 73 mil docentes.

No final de semana, acontecem assembléias para debater a proposta e definir se os professores suspendem ou não o indicativo de greve, aprovado por 22 dos 63 sindicatos regionais, que poderia ser deflagrado a partir do dia 27.

Segundo o secretário-executivo-adjunto do Ministério da Educação, Jairo Jorge da Silva, o governo propôs extinguir a gratificação por desempenho (chamada de GED), substituindo-a por outra com valor fixo, o que pode beneficiar os aposentados.

De acordo com o exemplo dado pelo secretário, os professores com dedicação exclusiva que estão na ativa podem ter reajustes variando de 15,7% a 17,08%.

Já os aposentados ficariam com aumentos entre 32,92% e 36,27%. Do total, cerca de 54 mil docentes têm dedicação exclusiva.

Com a nova proposta, os menores percentuais de aumento para a categoria, segundo Silva, ficariam entre 7,3% e 7,99%.

“Procuramos sinalizar de forma positiva para restabelecer o diálogo com a universidade, o que é fundamental”, disse Silva.

Para a presidente do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Marina Barbosa, o governo reconheceu que a reivindicação da categoria era justa.

“Temos agora um elemento novo [a proposta]. Faremos reuniões amanhã [hoje] e sábado para garantir a discussão com a base”, afirmou a presidente da entidade, lembrando que um grupo de técnicos do Andes está analisando a nova proposta.

Na próxima quarta-feira, MEC, Planejamento e Andes voltam a se reunir para tentar chegar a um acordo.

Fonte:Agência Folha

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.