23/07/2004 07h52 – Atualizado em 23/07/2004 07h52
A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Semases (Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária), está conseguindo transformar as dificuldades financeiras de famílias de baixa renda em oportunidade de trabalho. A idéia surgiu com o funcionamento do Programa de Economia Solidária que potencializa a capacidade dos cidadãos, transformando atividades simples em trabalho e renda.
Com total apoio da Prefeitura, os grupos de economia solidária em Dourados já chegam a 18. Além das famílias que integram os projetos, quem ganha também é a comunidade que consegue prestação de serviços em várias áreas com qualidade. Um dos exemplos é o funcionamento da Lavanderia Comunitária do bairro Água Boa e a Malharia do Canaã 1, onde mulheres iniciaram cooperativas de trabalho que hoje dão certo gerando renda para suas famílias.
A Lavanderia, projeto que foi abandonado pela administração anterior, ganhou novos equipamentos e uma excelente equipe de espírito empreendedor. Uma forma simples de enfrentar a exclusão social e atingir o desenvolvimento econômico com a geração de trabalho e renda.
Hoje, mais de 140 famílias são atendidas pelos programas em Dourados. São eles: Lavanderia Comunitária da Unases do Jardim Água Boa; Lavanderia Comunitária do Cachoeirinha; Malharia Comunitária do Canaã 1; Roça Comunitária do Jardim Aydê, Parque das Nações 1 e do Guaicurus; Horta Comunitária do Canaã 2 e da Unases do Parque 1; Marmitex do Água Boa; Padaria Comunitária da Unases do Canaã 1; Centro de Geração de Renda da Pessoa Portadora de Deficiência; Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados; Artes e Sabores – Doces e Salgados do Maracanã, “Flor da Pele” Lingerie do Cachoeirinha; Cabeleireiro “Ki Chick” da Vila São Braz, Produtos de Limpeza da Vila Sulmat; Empreendimentos Salgadeiras da Vila Almeida e Bijuteria “Fashion” do Canaã 1.
Fonte:Diário MS






