19.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Caminhoneiros entram em greve a meia noite

24/07/2004 09h55 – Atualizado em 24/07/2004 09h55

Os caminhoneiros do país prometem entrar em greve a partir da 0h deste domingo. A proposta de realização de um “paradão nacional” foi aprovada ontem durante assembléia da Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros).

A categoria reivindica o cumprimento da lei que determina o uso de 40% da arrecadação da Cide (imposto sobre os combustíveis) para a manutenção e restauração de rodovias.

Desde que a Cide foi criada, já foram arrecadados R$ 18 bilhões, pelos cálculos da Abcam.

Na última greve da categoria, em 2002, os caminhoneiros conseguiram paralisar cerca de 90% das atividades no porto de Santos e deixaram pelo menos 11 navios parados, sem condições de desembarcar ou embarcar mercadorias.

A Abcam reclama que em vez de aplicar os recursos na recuperação das estradas, o Ministério da Fazenda está utilizando essa parcela do tributo para elevar o superávit primário (dinheiro economizado para pagar juros).

Segundo a Abcam, são necessários R$ 8 bilhões para recuperar as estradas brasileiras, o que corresponde a menos da metade do que já foi arrecadado pela Cide até ontem.

A Abcam representa os cerca de 400 mil profissionais autônomos do setor, dos quais aproximadamente 100 mil são filiados à entidade.

Segundo a Abcam, a frota nacional de transporte rodoviário de cargas é de aproximadamente 1,2 milhão de caminhões.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.