27.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

USP sedia encontro internacional de língua portuguesa

24/07/2004 10h53 – Atualizado em 24/07/2004 10h53

Melhorar as condições de vida das populações dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através de discussões que envolvem saúde, educação e ciências agrícolas. Esse é o principal objetivo do 14º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que será encerrado neste domingo, na capital paulista, com pronunciamento do ministro da educação, Tarso Genro. O encontro teve início dia 22, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e reúne acadêmicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Sob o tema geral “A Universidade como Fator de Desenvolvimento e Combate à Pobreza”, serão debatidas experiências para a cooperação acadêmica entre os países de língua portuguesa. A principal mesa redonda discutirá a experiência brasileira no tratamento de aidéticos e terá a presença do reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade, e do infectologista David Uip, nomeado pelo Ministério da Saúde de Angola para coordenar o programa de cooperação com o Brasil. Além disso, estão previstos debates sobre indicadores de qualidade de saúde, padronização de termos em ciências e pesquisa, critérios comuns para concessão de bolsas de estudo e exames, circulação de livros, saúde infantil, cooperação e integração científica entre os países membros e ensino da língua portuguesa.

Centenas de pesquisadores e professores participam de mesas redondas, painéis de grupos de trabalho. Com dezessete anos de existência, a AULP congrega universidades que têm o português como língua oficial e forma uma vertente acadêmica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Fonte:Capital News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.