23.1 C
Três Lagoas
sábado, 20 de dezembro de 2025

Bruxismo está associado ao tabagismo

26/07/2004 10h47 – Atualizado em 26/07/2004 10h47

Estudo publicado esta semana na revista odontológica Community Dentistry and Oral Epidemiology demonstrou que existe uma associação entre a ocorrência de bruxismo e o tabagismo.

Uma nova pesquisa foi realizada através de questionários respondidos por 211 empregados de uma empresa nos anos de 1999 e 2000. Nos resultados encontrados, o bruxismo foi mais encontrado em fumantes, mas não se correlacionou com estado civil, idade ou sexo.

Os distúrbios afetivos e do sono foram mais prevalentes em pessoas com bruxismo (74 indivíduos) que no restante do grupo estudado.

Os autores do estudo concluíram que o tratamento dos distúrbios temporomandibulares deve envolver a cessação do tabagismo, mas fatores psicossociais e estresse não podem ser ignorados.

Fonte:BR Turbo

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.