23.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de dezembro de 2025

Acompanhamento familiar eleva nota dos alunos

27/07/2004 14h22 – Atualizado em 27/07/2004 14h22

A participação da família influencia positivamente o desempenho escolar dos estudantes. Essa é a constatação feita a partir do cruzamento das notas com as respostas do questionário socioeconômico do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (27) pelo instituto de pesquisas do Ministério da Educação (Inep).

O exame foi aplicado no ano passado a uma amostra de 300 mil estudantes, da 4ª e 8ª série do ensino fundamental e 3ª do ensino médio, das redes pública e privada. Os alunos fizeram prova de língua portuguesa e matemática.

Houve uma diferença de 17 pontos em língua portuguesa entre os estudantes da 4ª série que disseram ter os pais sempre atentos ao que ocorre na escola (172,9) e aqueles cuja família demonstra pouco interesse (156,3). A média foi 169,4.

Segundo o levantamento, 55,7% dessa série disseram que os pais ou responsáveis conversam sobre o cotidiano escolar, 36,2 % afirmaram que essa situação acontece de vez em quando e 6,8% que nunca ocorre.

Na prova de matemática também foi verificada a variação positiva para os alunos cujos pais acompanham a vida escolar dos filhos (179,9 contra 166,86). A média foi 177,13.

O levantamento também aponta diferença no caso dos pais que cobram a lição de casa. Os alunos nessa condição tiveram, em média, 14 pontos a mais do que os outros (159,6 a 173,9); 64% dos estudantes da 4ª série declararam que seus pais ou responsáveis cobram que eles façam a lição de casa, 25% disseram que a cobrança ocorre de vez em quando e 10%, que nunca ocorre e 1% não respondeu.

Fonte:Terras MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.