28/07/2004 09h31 – Atualizado em 28/07/2004 09h31
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Agronômico do Paraná e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa iniciaram, em julho, o calendário de mais de 30 dias de campo para a cultura do trigo. “Além do lançamento da cultivar BRS 229, indicada para o Paraná,Mato Grosso do Sul e São Paulo, serão abordadas as características das cultivares mais promissoras para estas regiões e debatidas as estratégias para o controle de pragas e de doenças do trigo e outros aspectos do manejo da cultura, explica o pesquisador Luiz César Tavares, da Embrapa Soja.
Um dos destaques dos dias de campo serão as sementes da BRS 220, que já estarão disponíveis na próxima safra. Seu grande diferencial é apresentar rendimento médio de 4.228 kg/há, 7% superior à média das cultivares.
A cultivar é considerada de ciclo médio, porque leva 69 dias, em média, até chegar ao espigamento. “Possui também resistência à ferrugem da folha e moderada resistência às demais doenças fúngicas que atacam o trigo. Além disso é moderadamente tolerante ao alumínio, problema que afeta grande parte dos solos paranaenses”, explica o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja.
Em Mato Grosso do Sul o dia de campo acontece no dia 6 de agosto em Maracaju, na Fundação Meridional.
Fonte:MS Noticias




