29/07/2004 11h25 – Atualizado em 29/07/2004 11h25
Atenas 2004! Berço dos Jogos Olímpicos, a Grécia volta a sediar mais um capítulo da história do esporte – atletas de todo o mundo, heróis de seus países, de novo reunidos para tentar superar limites e recordes. Na próxima sexta-feira 13, em agosto, nações de todas as partes do planeta caminharão unidas na abertura oficial das Olimpíadas de Atenas, exatos 108 anos depois da primeira edição dos Jogos da Era Moderna, na mesma cidade grega, no ano de 1896. O Comitê Olímpico Internacional registrou em película boa parte da história dos Jogos. Os filmes oficiais constituem um acervo de rara qualidade de imagem e som, e os brasileiros podem tê-los agora, em sua videoteca, no formato de DVD.
Chega às bancas e livrarias de todo o País e na lojinha do www.placar.com.br, a série de DVDs História das Olímpiadas – O Melhor dos Filmes Oficiais, distribuída com exclusividade por Placar, que leva ao público nacional meio século de história dos Jogos. Cada DVD custa R$ 29,95 e a coleção estará completa no dia 13 de agosto, quando será lançado o quarto filme da série. Os assinantes de Placar contam com preços promocionais: 15% de desconto na compra de cada filme ou 25% para toda a coleção. O DVD conta também com materiais desenvolvidos especialmente pela equipe de Placar, como textos de introdução e o quadro de medalhas de cada edição olímpica.
No total, são mais de nove horas de filme, com a narração de Álvaro José, jornalista esportivo desde 1974, que cobrirá em Atenas sua sétima Olimpíada. Junto com cada DVD, História das Olímpiadas traz ainda um encarte especial com curiosidades, fatos e recordes marcantes das edições apresentadas na série.
História das Olímpiadas – O Melhor dos Filmes Oficiais – DVD 1: A coleção de Placar começa com os Jogos Olímpicos de 1948. Com o cancelamento das edições de 1940 e 1944 por causa da Segunda Guerra Mundial, Londres é escolhida para sediar o retorno das competições. O primeiro DVD segue com as Olimpíadas de 1956, realizadas em Melbourne, e encerra com os jogos de Roma, em 1960.
História das Olímpiadas – O Melhor dos Filmes Oficiais – DVD 2: A viagem no tempo continua com as emoções de Tóquio, sede das Olimpíadas em 1964. Em seguida, o México figura como o primeiro país da América Latina a promover as Olimpíadas, em 1968. Completando o segundo DVD da coleção de Placar, as competições de Montreal, na edição de 1976 – quatro anos depois do atentado terrorista que atingiu os Jogos de Munique e resultou na morte de 18 pessoas, entre elas atletas israelenses.
História das Olímpiadas – O Melhor dos Filmes Oficiais – DVD 3: O terceiro DVD começa com os Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980 (auge da Guerra Fria), quando um boicote promovido pelos Estados Unidos resultou na participação de apenas 80 delegações internacionais. Em 1984, Los Angeles recebe atletas de todo o mundo, com exceção da União Soviética e seus aliados que responderam assim ao boicote de 1980. Encerrando este filme, as Olimpíadas voltam a reunir inimigos políticos em 1988 com os jogos de Seul, que contaram com a participação de norte-americanos, soviéticos e seus respectivos aliados.
História das Olímpiadas – O Melhor dos Filmes Oficiais – DVD 4: No dia da abertura oficial dos Jogos de Atenas, 13 de agosto, Placar lança o quarto e último DVD da série, que começa com as competições de Barcelona, em 1992, e apresenta, em seguida, os principais destaques de Atlanta, em 1996. Sucesso em organização, Sidney conquista atletas, jornalistas e dirigentes de todo o mundo com os jogos de 2000 e encerra a coleção com o melhor dos filmes oficiais.
Está na hora de se emocionar com os jogos de Atenas. Até lá, História das Olímpiadas – O Melhor dos Filmes Oficiais apresenta os principais acontecimentos do mundo olímpico, registrados em película, entre os anos de 1948 e 2000. Com a coleção de Placar, brasileiros de todos os cantos do País poderão reviver – e até conhecer – momentos incríveis, protagonizados por heróis, como a holandesa Fanny Blanker-Koen, os soviéticos Larissa Latynina e Alexander Dityatin, o etíope Abebe Bikila, a australiana Dawn Fraser, os norte-americanos Bob Beamon, Carl Lewis e Florence Griffith-Joyer, a romena Nadia Comaneci, o soviético Alexander Popov, os brasileiros Adhemar Ferreira da Silva e Joaquim Cruz… e muito mais!
Fonte:Reporter MS



